A saúde dos olhos é fundamental para uma boa qualidade de vida. Para isso, é importante conhecer quais são as doenças oculares e como você pode se prevenir ou quais os tratamentos indicados para cada uma delas. De acordo com o Ministério da Saúde, as principais doenças oculares mais comuns são: Catarata, Glaucoma, Conjuntivite, Retinopatia diabética, Degeneração macular relacionada à idade e os Erros de refração. E nós vamos explicar um pouco sobre cada uma delas, para que você fique bem informado e garanta a sua saúde ocular.
Conheça mais informações sobre as doenças oculares:
Catarata
De uma maneira bem simples, a Catarata gera uma opacidade do cristalino, diminuindo a visão da pessoa. É uma das doenças oculares mais frequentes para a população idosa. Inclusive, é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo. Para receber o diagnóstico, é importante procurar o oftalmologista de sua confiança. Além disso, após a confirmação, o tratamento indicado será a cirurgia que costuma ser bastante eficaz.
Glaucoma
O glaucoma é uma das doenças oculares mais conhecidas e ocorre através de uma lesão do nervo óptico, que, na maioria das vezes, está associada ao aumento da pressão intraocular. Dessa forma, levando à perda progressiva do campo de visão. Também está diretamente ligado ao público idoso. No entanto, pode ser causado por fatores hereditários e não costuma dar alertas de sintomas, até que já esteja em um estado avançado. O tratamento mais comum entre os oftalmologistas é a indicação dos colírios que diminuem a pressão intraocular. Não esqueça de questionar o seu médico para saber se o colírio poderá ser utilizado durante o uso das lentes de contato, clique aqui para saber mais.
Conjuntivite
A conjuntivite é a inflamação da membrana responsável por revestir a parte anterior do olho. Essa doença ocular pode afetar indivíduos de todas as idades e costuma ter origem infecciosa, alérgica ou química. Entre os sintomas, estão: olhos vermelhos, secreção, pálpebras inchadas e sensação de areia nos olhos. Não se medique por conta própria, procure um oftalmologista para fazer o diagnóstico correto e para recomendar o colírio ideal, dependendo do tipo (viral ou bacteriana). Lembre-se de questionar se você poderá usar lentes de contato durante o tratamento.
Retinopatia diabética
Como o nome já nos deixa saber, essa doença ocular afeta a população diabética, atingindo a retina e diminuindo a visão. Podendo ser tanto de forma progressiva, quanto subitamente, nos casos em que o nível de glicose do diabético fica elevado por muito tempo. Aqui, a prevenção parte tanto de consultas regulares ao oftalmologista, quanto no controle rigoroso da diabetes.
Degeneração macular relacionada à idade
Essa é uma das doenças oculares que está se tornando mais frequente nos últimos tempos. Tendo em vista que é uma doença que ocorre na parte central da retina (mácula), levando a perda progressiva da visão central. Importante frisar que a mácula é a área do olho responsável pela formação da imagem. Além disso, essa doença também é mais comum entre as pessoas idosas. Porém, você pode se prevenir tendo bons hábitos alimentares, não fumando e protegendo os seus olhos do sol.
Erros de refração
Esses são os mais comuns e afetam as pessoas nas mais variadas idades. Para começar, é importante explicar que a refração é o momento em que o feixe de luz proveniente de um ambiente externo atravessa o seu globo ocular formando a visão na sua retina. Sendo assim, os erros de refração são ocasionados quando os feixes de luz não chegam focados na retina. Os mais comuns são:
Miopia – Quando você consegue ver objetos que estão perto, mas perde o foco dos objetos que estão longe. Confira as melhores lentes de contato para a correção da Miopia;
Hipermetropia – O olho tem um tamanho menor do que o normal, causando dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos que estão próximos ao olho. Confira as lentes de contato indicadas para tratar a Hipermetropia;
Astigmatismo – Quando existem diferentes curvaturas corneanas ou irregularidades na sua córnea, você sofrerá com distorção pois a imagem ficará em planos diferentes. Confira as melhores lentes de contato para a corrigir os efeitos do Astigmatismo;
Presbiopia – Popularmente conhecido como “vista cansada”, geralmente ocorre após os 40 anos e é responsável por criar dificuldade para enxergar de perto e de longe. Confira as lentes de contato indicadas para auxiliar na Presbiopia.
Antes de escolher a lente para te ajudar a tratar os erros de refração que afetam a sua visão, procure um oftalmologista para saber a melhor lente de contato e o grau correto, ok?
Após ter essas informações em mãos, acesse lens7.com.br e compre a sua.