O grau das lentes de contato não costuma levantar especulações, mas deveria.
Embora muitas pessoas acreditem que o grau das lentes de contato será o mesmo dos óculos de grau, isso não é necessariamente verdade. As lentes de contato têm contato direto com o globo ocular, enquanto as lentes dos óculos ficam a pelo menos 12 milímetros de distância dos olhos, o que pode causar uma diferença.
Já falamos anteriormente sobre as diferenças e demos algumas dicas para você escolher entre um e outro, clique aqui para ler.
Mas, a verdade é que você não precisa escolher entre um e outro. Se as duas formas forem indicadas para as suas necessidades, você pode fazer o uso dos dois recursos tranquilamente.
Portanto, na hora de consultar um oftalmologista, verifique o grau das lentes de contato e o grau correto para os seus óculos, separadamente. Assim, você não correrá o risco de comprar lentes, usando o grau indicado para os óculos e acabar criando problemas maiores para a sua saúde ocular.
Grau das lentes é realmente muito diferente?
No caso do astigmatismo ou da miopia, se for de até quatro graus, não terá alterações entre as receitas. A partir desse grau, será necessário fazer um cálculo, mas para não correr risco de calcular errado, peça o grau das lentes de contato correto para o seu médico.
Vale ressaltar que, com o avanço das tecnologias na produção das lentes, elas podem chegar até -20 no caso de miopia e +20 para hipermetropia.
No entanto, existem também outros fatores específicos para as lentes que devem ser levados em conta na hora da compra e só o seu oftalmologista poderá saber quais são eles. Mas, nós podemos te explicar resumidamente quais são eles.
Sendo assim, além do grau das lentes de contato, será levado em consideração: a curva-base (CB) e diâmetro da lente (DIA) são imprescindíveis na prescrição de uma lente.
Tendo em vista que a CB é o raio de curvatura central posterior que irá ajustar sobre a superfície da córnea. E existe um exame específico para ajudar o seu médico a saber a prescrição correta. Enquanto isso, o DIA é o responsável por especificar o tamanho total da lente e junto com a curva-base irá determinar o encaixe perfeito da sua lente no seu globo ocular.
O seu médico também deve prescrever o tipo de lente, se é rígida, gelatinosa, flexível, multifocal e afins. Isso vai garantir com que a sua adaptação ao uso seja mais rápida, independentemente do grau das lentes de contato. Por fim, a duração das lentes pode variar entre diário, mensal e anual. E esse fator em si já é algo que difere bastante as lentes de contato dos óculos de grau.
Como descobrir o grau da lente de contato?
Bom, como falamos anteriormente, o grau pode se repetir até uma determinada numeração e é possível fazer um cálculo para saber o grau ideal quando passar do grau 4. Mas, a verdade é que nós não indicamos você tentar descobrir por conta própria.
Exatamente, pelos fatores que falamos no tópico anterior. Marque uma consulta com o oftalmologista da sua preferência, explique a sua vontade de usar lentes e deixe que ele solicite os exames antes de prescrever a lente ideal. Assim, você garantirá muito mais do que o grau das lentes de contato, mas também as outras especificações importantes, ok?
E se você já tem essa prescrição médica, clique nos banners acima e acesse o site da Lens7. Encontre a lente que melhor atende às suas necessidades, compre online e receba no conforto da sua casa!