Ainda existem muitas dúvidas acerca de quem pode usar lentes de contato. No entanto, são pouquíssimos casos em que esse uso não é recomendado. Primeiramente, porque os avanços tecnológicos permitiram a criação de lentes de alta qualidade e que podem solucionar os mais variados problemas oculares. A variedade de material e de graus disponíveis, faz com que além de acessíveis a todas as necessidades, as lentes de contato também sejam muito confortáveis, ganhando o coração dos mais diversos públicos.

Claro, existem algumas situações que podem dificultar o uso. Como olhos secos, formato do globo ocular e afins. Mas, como sempre citamos por aqui, a ida ao oftalmologista irá solucionar o questionamento se você pode usar lentes de contato. Por que só o oftalmologista pode avaliar os exames necessários e entender se realmente há algo que impossibilite você de usar as lentes de contato. Mas, para te ajudar, vamos solucionar as dúvidas mais comuns!

O tipo de lente x o problema a ser corrigido

As lentes de contato já corrigem diversos problemas, no entanto você sabe qual o tipo de lente ideal para cada problema a ser corrigido? Tendo em vista que a miopia é a dificuldade de enxergar de longe, as lentes de contato serão mais finas no centro do que nas bordas. No entanto, a hipermetropia é o oposto. Ou seja, a dificuldade para ver objetos que estão perto. Sendo assim, para corrigir, serão necessárias bordas mais finas e o centro mais grosso. Agora, no caso do astigmatismo, a visão ganha o aspecto de embaçada. E o avanço tecnológico no ramo das lentes de contato nos permite oferecer atualmente lentes com formato cilíndrico, as conhecidas lentes tóricas. Elas serão responsáveis por solucionar a irregularidade da córnea.

Afinal, quem não pode usar lentes de contato?

Apesar de raras, existem sim algumas situações que podem definir quem pode usar as lentes de contato. A começar pelas pessoas que têm olhos secos ou que apresentem alergia nos olhos, além de alterações nas pálpebras e na córnea. Ainda assim, não é uma sentença. Mesmo no caso dos olhos secos, já existem lentes de contato com alta hidratação. O que pode sim driblar a condição e permitir o uso. Mas, tanto no caso dos olhos secos, quanto nas possíveis alterações, é importante consultar o oftalmologista. Pois, é dele a palavra final sobre quem pode usar as lentes de contato.

Da mesma forma, existem outros casos em que não é recomendado o uso das lentes. Por exemplo, grávidas podem sentir muito desconforto durante o uso, devido às alterações hormonais. Tendo em vista que no período da gravidez pode haver um aumento de gordura e diminuição de água na lubrificação dos olhos. Profissionais que atuam em áreas responsáveis por manipular poeira, produtos químicos e até mesmo giz para quadros negros, também precisam repensar o uso.

Crianças podem usar lentes de contato?

Já fizemos um post especialmente para falar sobre crianças e o uso das lentes de contato, clique aqui para ler. Os médicos costumam recomendar o uso a partir da pré-adolescência, onde já existe uma maturidade e responsabilidade que são necessárias para garantir o uso correto e a higienização das lentes de contato. No entanto, tudo vai depender da necessidade e, é claro, da recomendação médica.

Você pode usar lentes de contato? Então, visite a nossa loja online e compre lentes de qualidade, com a confiança que a Lens7 oferece.

Related Posts

Deixe um comentário