Graças aos avanços na fabricação das lentes de contato, o número de pessoas que estão trocando os óculos pelas lentes, está cada vez maior. Afinal, são muitos tipos e qualidades, favorecendo a melhor adaptação para cada necessidade. No entanto, na hora de escolher entre os tipos de lentes de contato, você sempre deve procurar um oftalmologista. Só assim você receberá a indicação correta para a sua necessidade e que vai se encaixar perfeitamente no seu olho. Mas, nós vamos explicar um pouco dos tipos de lentes de contato e suas principais indicações. Para que assim, você tenha o conhecimento necessário para entender melhor a prescrição do seu médico.  

Existem dois tipos de classificação para as lentes de contato, são elas: através do tipo de material e da função ou objetivo do uso. Quando classificadas pelo tipo de material, elas podem ser rígidas ou gelatinosas. E, quando são classificadas pelo objetivo do uso, são: tóricas, terapêuticas, multifocais e estéticas. Sendo assim, essas duas formas de classificar se complementam para formar uma lente perfeita. Por exemplo, você pode ter uma lente que é multifocal e rígida ao mesmo tempo. 

Tipos de lentes de contato: classificadas pelo material 

Lentes rígidas

As lentes rígidas gás-permeáveis podem levantar muitas dúvidas acerca do conforto que oferecem. Tanto por causa do nome, quanto pelos comparativos com as lentes antigas. Que costumavam ser muito grossas e permitiam pouco transpasse de oxigênio. Mas, a verdade é que atualmente essas lentes apesar de mais durinhas, são bem finas e de alta qualidade. Sendo muito mais confortáveis e fáceis de usar. São feitas de materiais não-flexíveis e costumam ser usadas para graus mais altos. Outro ponto positivo das lentes rígidas atuais: oferecem melhor nitidez, além de maior durabilidade e mais saúde para os olhos.

Lentes gelatinosas

As gelatinosas podem ser feitas tanto de silicone, como de hidrogel. Sendo assim, elas possuem maior quantidade de água e, obviamente, quando comparadas às rígidas, são mais confortáveis. Essas lentes também permitem que o oxigênio transpasse com maior facilidade. Indicada tanto para pessoas com miopia, quanto para hipermetropia e astigmatismo. Além disso, também podem ser utilizadas no tratamento de monovisão, casos em que um olho precisa de grau para longe e outro para perto. No entanto, pode não ser a ideal se seu grau for muito alto. Lembre-se sempre de conversar com o seu oftalmologista antes de escolher.

Tipos de lentes de contato: classificadas pelo objetivo de uso

Lentes tóricas

Enquanto a maioria das lentes possui o formato que se assemelha com uma “fatia” de uma bola, as lentes tóricas são mais similares a “fatia” de um donut. Essas lentes possuem diferentes potências de focagem ou refrativas, tanto na vertical, quanto na horizontal. Sendo assim, a potência refrativa pode aumentar ou diminuir aos poucos, ao se mover pela lente. São muito conhecidas por ser as lentes do astigmatismo, mas também podem ser utilizadas para miopia e hipermetropia. 

Lentes multifocais

Funcionam perfeitamente para focar tanto de longe, quanto de perto. Comumente procuradas por quem sofre com presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada” e que, geralmente, afeta a população acima de 40 anos. Assim como os tipos de lentes de contato gelatinosas ou rígidas, as lentes multifocais podem se encaixar em subdividivisões, sendo elas: simultânea, translação e híbrida. 

Lentes terapêuticas

Existem pessoas que sofrem com erosões, úlceras corneanas e até mesmo abrasões. Nesses casos, as lentes terapêuticas são as mais indicadas. Frequentemente usadas para melhorar o desconforto após transplantes, cirurgias refrativas, sutura de córnea, além dos problemas palpebrais. Portanto, essas lentes geralmente são gelatinosas. Mas, precisam de um acompanhamento minucioso do seu oftalmologista.

Lentes estéticas

Em geral, as estéticas sempre vão ser gelatinosas e são pintadas para efeitos estéticos. Tanto para alterar a coloração dos olhos, quanto para esconder cicatrizes/opacidades corneais. Também são úteis para cataratas hipermaduras, em casos que a cirurgia não seja indicada. Essas lentes, inclusive, podem ter grau e são feitas tanto para olhos com, ou sem visão. 

Ficou claro agora as diferenças entre os tipos de lentes de contato? Se você já tem a prescrição do seu oftalmologista, acesse a nossa loja e compre agora. 

Deixe um comentário