Você quer fazer ou já faz uso de lentes corretivas? Mas, sabe como funciona uma lente de contato na prática? Nós podemos te explicar! De uma maneira geral, as lentes de contato são finas e transparentes (podendo ter adicional de cor e outros detalhes, se necessário) colocadas diretamente nos olhos com o objetivo de corrigir a visão ou outros fins terapêuticos. Frequentemente utilizadas como uma alternativa para substituir os óculos de grau, pois são práticas e por oferecerem uma visão mais natural. Confira alguns detalhes de como funciona uma lente de contato:
Material e curvatura
Atualmente, a tecnologia de produção das lentes de contato está tão avançada, que o material de confecção está cada vez mais confortável e imperceptível. Alguns dos materiais mais utilizados são o hidrogel e o silicone hidrogel, pois são flexíveis, permitindo que o oxigênio alcance a córnea do olho, tornando o uso mais confortável e saudável para os seus olhos. Agora, quando o assunto é a curvatura, é necessário dados específicos para se ajustar a curvatura da córnea (a parte transparente da frente do olho). Por isso, sempre recomendamos a consulta ao oftalmologista. Dessa forma, ele fará os exames certos para saber da prescrição necessária e assim, oferecer a medida da curvatura em milímetros (mm).
Como funciona a correção visual
Quando nos questionamos sobre como funciona uma lente de contato, na maioria das vezes queremos saber como funciona o processo de correção visual. Basicamente, as lentes corrigem a visão ao proporcionarem alterações na maneira como a luz se refrata no olho. Sendo assim, se você é míope, que é a dificuldade em enxergar de longe, as suas lentes vão divergir a luz, antes que ela alcance a retina. No entanto, se você é hipermetrope, que é a dificuldade em enxergar de perto, as lentes vão convergir a luz antes que ela atinja a retina. E como falamos anteriormente sobre as lentes de contato terem curvaturas para encaixar perfeitamente nos seus olhos, o astigmatismo também se beneficia desse uso. Pois, o astigmatismo é uma condição em que a córnea tem uma curvatura irregular, causando dificuldade para focalizar a imagem. As lentes são utilizadas para corrigir diversos problemas visuais, esses são apenas alguns exemplos.
Uso diário e durabilidade
Se você pretende utilizar as lentes de contato diariamente, não esqueça de retirá-las durante a noite para não prejudicar a sua saúde ocular. Mas, diante dessa necessidade, pode surgir a dúvida: como funciona uma lente de contato quando o assunto é durabilidade? Depende! Existem lentes de contato com durabilidade de um dia, outras são semanais ou quinzenais. Temos também lentes mensais e anuais. Observe o indicativo do fabricante.