O período da gravidez mexe com o corpo das mulheres de diversas formas. E nem os olhos e a visão escapam das mudanças. Dessa forma, podem ser afetados de diferentes maneiras. No entanto, não há nada que apresente um risco para o uso das lentes de contato durante a gravidez. Mas, cada caso é único. Portanto, é importante visitar o médico oftalmologista, para que ele dê mais detalhes de como está a saúde ocular durante a gestação. Além, é claro, de confirmar se o uso da lente de contato segue liberado. Sendo assim, mesmo que não apresente riscos, é importante estar cientes de alguns detalhes: 

Hormônios, gravidez e lentes de contato 

É de senso coletivo que acontecem alterações hormonais no corpo da mulher durante a gestação. Podendo, inclusive, causar alterações temporárias na forma e no tamanho da córnea. Quando isso acontece, o encaixe das lentes de contato é afetado, causando desconforto durante o uso. Se começar a sentir desconfortos ao utilizar lentes de contato durante a gravidez, procure seu oftalmologista urgentemente. 

Olhos secos e sensibilidade 

Com as alterações hormonais, as mulheres também podem sofrer com olhos secos e/ou maior sensibilidade ocular durante a gravidez. Fazendo com que sinta desconforto ao utilizar lentes de contato. Ou seja, consulte o médico oftalmologista para saber quais medidas devem ser tomadas e quais os lubrificantes oculares são recomendados para o período gestacional. 

Cuidados com as lentes de contato

Durante a gravidez, o sistema imunológico da mulher fica mais suscetível a infecções. Sendo assim, é importante redobrar os cuidados com a higienização das lentes de contato. Limpe e armazene as lentes de contato corretamente. Então, se ainda tiver dúvidas de como é o passo a passo correto, clique aqui. 

Alterações na prescrição

É possível que algumas mulheres, durante a gravidez, sofram com alterações na visão. Essa alteração costuma ser temporária. Mas, é fundamental que as consultas regulares ao médico oftalmologista sejam feitas. Garantindo as prescrições corretas dentro das necessidades durante e pós gestação. 

Diante disso, lembre-se: se sentir desconforto ou notar algum problema específico, procure seu médico oftalmologista imediatamente.

Deixe um comentário