Uma dúvida frequente é: qual é a melhor escolha entre óculos de grau e lentes de contato? No entanto, não existe uma resposta certa ou definitiva para isso. Tudo vai depender da necessidade e da indicação que você tiver pelo seu oftalmologista. Afinal, existem muitos fatores que vão indicar o uso de uma alternativa ou de outra. Tendo em vista que quando tem grau envolvido, a estética ficará em segundo plano e teremos fatores mais importantes em jogo. Inclusive, é super comum a indicação das duas formas. Mas, é claro, que nós podemos trazer recursos e explicações que possam trazer clareza para a sua dúvida.
Óculos de grau: vantagens e desvantagens
Vamos começar com o principal recurso para a correção da hipermetropia, miopia, astigmatismo e até presbiopia: os óculos de grau. É importante frisar que existem lentes monofocais, bifocais e as multifocais ou lentes progressivas para solucionar com alta qualidade cada um dos problemas citados anteriormente. Além, é claro, de diversos materiais que vão garantir a qualidade e a espessura ótica das lentes.
Dentre as vantagens do uso dos óculos, tem a durabilidade e, principalmente, a facilidade do uso. Tendo em vista que basta mantê-lo higienizado, para enxergar bem. Em contrapartida, os óculos de grau podem causar distorção de imagem, dependendo do grau utilizado, visão periférica limitada e lentes embaçadas em dias de chuva, frio e até em situações que é necessário utilizar máscaras, como no período da pandemia.
Lentes de contato: vantagens e desvantagens
As lentes de contato ainda dividem bastante as opiniões. Mas, são tão boas quanto os óculos de grau para corrigir os problemas de visão, como hipermetropia, miopia e astigmatismo. Sempre é bom ressaltar que a tecnologia das lentes de contato avançou muito e mesmo que você tenha tido uma experiência negativa no passado, pode dar uma segunda chance para elas. Tendo em vista que as lentes de contato vão proporcionar mais liberdade para você. Ao procurar a lente ideal para você, não deixe de consultar seu oftalmologista que irá entender suas necessidades e limitações, para indicar a que melhor irá se adaptar.
Quando vamos falar das vantagens das lentes de contato, além da liberdade já mencionada, tendo em vista que as lentes estarão em contato direto com os seus olhos, temos também o ganho de campo visual. Em outras palavras, a visão periférica que as lentes de contato proporciona é bastante superior se comparada ao uso dos óculos de grau. Além disso, para a prática de esportes ou estar em constante movimento, a lente de contato lhe libertará da preocupação em derrubar o acessório no chão. Também oferecem maior conforto. Quanto aos pontos negativos, as lentes de contato necessitam de mais cuidado com manuseio, armazenamento e limpeza do que os óculos de grau.
Como escolher entre óculos de grau e lentes de contato
Sim, tanto os óculos de grau quanto as lentes de contato têm vantagens e desvantagens na hora de te ajudar a enxergar melhor. Inclusive, não existe nenhum problema em você utilizar os dois e revezar entre eles. É exatamente por isso que a maioria das pessoas opta por usar as duas opções, escolhendo a que vai se encaixar melhor naquele momento do dia. Além disso, as vantagens e desvantagens precisam sim ser levadas em conta na hora da escolha.
Então, existem dois passos que você precisa seguir antes de decidir. O primeiro é: avalie as suas necessidades. Dependendo do problema que você esteja corrigindo e da sua rotina, pode ser necessário utilizar as lentes corretivas em tempo integral. Sejam elas nos óculos de grau ou nas lentes de contato. Após essa avaliação pessoal, converse com o seu oftalmologista. Explique seus pontos e suas necessidades, para que ele saiba quais são os seus as suas dificuldades. E, após os exames necessários, ele indicará o método de correção mais indicado e proporcionará acompanhamento no processo de adaptação.
Já sabe qual das opções vai escolher? Então, acesse a nossa loja online e escolha as suas lentes de contato.