Um dos questionamentos mais frequentes que recebemos dos nossos clientes, é: posso dormir com lentes de contato? E apesar de ser muito comum pessoas que já esqueceram de retirar as lentes antes de dormir e passaram uma noite com elas, sem grandes consequências, esse não é o ideal. Inclusive, pode ser bastante prejudicial para a saúde dos seus olhos. Sabemos que as lentes atualmente proporcionam conforto, se acomodando perfeitamente aos seus olhos. Mas, até mesmo as recomendações médicas é que você não passe mais de 8 a 10 horas usando elas.
Uma rápida explicação do motivo: durante a sua rotina diária, quando os olhos estão abertos, o oxigênio chega da maneira correta nas córneas. Piscando, você faz a manutenção da lubrificação delas. Mas, à noite seu organismo, na região dos olhos, funciona de uma forma diferente. Ou seja, ao ficar com os olhos fechados enquanto dorme, a troca de oxigênio e a lubrificação não acontecem. Deixando assim, seus olhos menos lubrificados e mais propensos a irritações. Portanto, além dos cuidados de higienizar, armazenar, colocar corretamente, retirá-las antes de dormir é imprescindível.
Quais os danos que dormir com lente de contato pode causar?
Diante do que acabamos de explicar, o primeiro dano que você pode causar é ficar com os olhos irritados, com vermelhidão, coceira e lacrimejando. Outro problema: com a falta da lubrificação correta através das lágrimas que hidratam as lentes, elas correm o risco de ressecarem demais durante a noite. Causando uma aderência à superfície do globo ocular maior do que a desejada. E assim, causando dificuldade em removê-las no dia seguinte.
Enquanto na córnea, você pode causar a ceratite. Uma inflamação bem conhecida, que apesar de não ser exclusiva do uso de lentes de contato, ainda assim acontece com maior frequência com quem não retira elas antes de dormir. Outro problema grave que você pode causar é a úlcera de córnea, uma ferida aberta na superfície ocular. Essa úlcera pode ter vários níveis, desde o mais superficial, que atinge as camadas mais externas da córnea. Até as mais sérias, perfurando os tecidos.
Agora que você já aprendeu os motivos pelos quais não pode dormir com lente de contato, envie esse texto para amigos que precisam saber disso!
One thought on “Dormir com lente de contato: é permitido ou é prejudicial?”