Até o mês de março aproveitamos, em boa parte do Brasil, o melhor do verão. Altas temperaturas, cerveja gelada, piscina ou mar com água cristalina. Tudo é muito convidativo e, com a praticidade das lentes de contato, é muito provável que você até esqueça que está usando. Inclusive, por serem tão confortáveis, tem quem durma com as lentes. Mas, quando o assunto é verão com lentes de contato, é tão prejudicial para a saúde dos seus olhos, quanto a prática de dormir sem remover as lentes. Pare por um segundo e lembre de todas as orientações sobre o uso correto, além das sobre higienização e armazenamento. Se usar água filtrada já não é o ideal para ter contato com a sua lente de contato, por que a água do mar (que possui sal) e a da piscina (com o cloro) seriam? 

Verão com lentes de contato

Sim, o sal da água do mar ou o cloro da piscina já são motivos suficientes para que você não queira cair no erro de usar suas lentes de contato nesses passeios. No entanto, temos mais algumas explicações para te convencer por completo de que verão e lentes de contato não são uma boa combinação. 

Os perigos de curtir o verão com lentes de contato

Existem muitas bactérias e outros seres microscópicos na água. Permitir que os seus olhos entrem em contato com algumas bactérias e fungos pode causar até mesmo danos irreversíveis à sua visão. Se o foco do uso de lentes, tanto as de correção, quanto as estéticas, é tornar a sua vida melhor, não tem porque usá-las para lhe colocar em risco. Os olhos são muito sensíveis e até mesmo que um pequeno grão de areia entre em contato com os seus olhos, fazendo com que você tenha o reflexo de levar as mãos sujas para tocar neles, já pode causar arranhões invisíveis no seu globo ocular e na sua lente. E basta um descuido aparentemente simples, para que algo mais grave aconteça. 

Água doce também não é confiável 

Engana-se quem pensa que só o mar e a piscina oferecem riscos para a saúde dos seus olhos. A água doce e a terra úmida oferecem um inimigo em comum: a acanthamoeba. Para quem não conhece, a acanthamoeba é um protozoário muito comum nos ambientes, principalmente nos que citamos agora. Apesar de a inflamação causada pela acanthamoeba ser rara, quando acontece ela pode ser extremamente grave, ameaçando a sua visão. Essa inflamação ocorre na córnea e é conhecida como ceratite ou queratite. Ou seja, um problema na córnea pode causar a perda da visão parcial ou total. Sendo assim, por mais raro que seja, prevenir é a melhor forma de proteger os seus olhos de problemas como esse. 

Se for usar, lembre-se

Do passo a passo de higienizar, colocar, retirar e armazenar corretamente, para poder curtir o verão com lentes de contato dentro da medida certa. Ao usar lentes de contato na praia, use óculos de sol para evitar que o vento leve areia para os seus olhos e crie atrito com as lentes. E quando for para a água, retire-as. Sua saúde vem em primeiro lugar!

Gostou das dicas? Então, encaminha para quem também precisa dessa informação para curtir o verão sem preocupação.

One thought on “Verão com lentes de contato: é possível ou não?

Deixe um comentário